Decifrando os Exames Médicos Parte II: Glicemia

       

Holas humanóides! Demorei,mas finalmente hoje darei continuidade a série Decifrando Exames Médicos como havia prometido. 
Hoje será a parte de glicemia.
 

Mas o que danado é isso?caaalma que já já explico.
Bom, todos nós sabemos ou o médico vos falou com uma puxada básica de orelha que o organismo transforma carboidratos aquelas massinhas deliciosas que muitos ai gostam de se empaturrar e açucares em glicose...e a glicemia nada mais é que o nível da glicose no sangue;ou seja, quando nos empanturramos beeem além da conta é normal que a glicemia fique bem alta,da mesma forma que ao nos controlar na gulosisse, a glicemia diminue. Lembrando que os valores normais é quase igual aquele do sangue: vai depender do peso, sexo, historico familiar, doenças,do seu ânimo e etc.

Muitos de vocês devem se perguntar por que cargas d'água o médico pede tanto do exame só pra medir uma única coisa,se no do sangue é tão mais "simples"? bom gente,das duas uma: ou o médico gosta muuuito de você e quer te ver mais vezes ou ele faz isso pra diagnosticar a possível diabetes (o que é mais considerável).

Os mais pedidos são:
Glicemia em Jejum: isso mesmo minha gente..bora passar fominha de miss pra tirar o sanguinho. É exigido nesse exame um jejum TOTAL de 8 á 12 horas (12h é mais recomendado).Aviso: se você pensar em comer um pedacinho de bolacha,uma balinha sequer dentro desse horário,vai desandar todo seu exame, então, pra não ter sustos, vamos nos controlar né!!. Ele é feito para diagnóstico da diabetes mellitus -que é aquela onde o individuo é dependente de insulina,pois as células do pâncreas que é responsável pela produção de insulina foram destruídas.Valores altos dessa taxa de glicose indica uma possível diabetes,já os valores baixos indicam grande quantidade de insulina no sangue, câncer de pâncreas,  elevada restrição alimentar isso inclue aquela nossa amiga que não quer comer nada pra não engordar e fica passando mal pelos cantos, uso abusivo de álcool isso inclue também aquele nosso colega que tomou todas,foi parar no hospital pra tomar soro glicosado pra não passar vergonha em casa,ou morrer de tanta cachaça.

Observem os exames a seguir:
Temos o resultado que é dado por miligramas/decilitro; o método usado pelo laboratório, que normalmente é o enzimático colorimétrico que eu até tentaria traduzir pra vocês como que é feito,mas é tanta da sopa de letrinha e cálculos que fica difícil de resumir.; e os valores referenciais dados pelo laboratório que variam entre mulher,homem e crianças.
O resultado normal aceitável é de até 99 mg/dL ai ta de boa,voce pode continuar comendo com moderação aquele chocolatezinho depois do almoço sem culpa. A partir de 100 à 125 mg/dL é considerado uma pré diabetes, onde o indivíduo passa a tomar medicações para  que a taxa reduza ou não ultrapasse ai o trem ta começando a complicar,o controle é super essencial pra não dar zica.

De 126 mg/dL em diante é considerada como uma possível diabetes(que é confirmada após um segundo exame de glicemia).isso porque tem gente que se entope de tranqueira um dia antes do exame, dai quando sai o resultado ve o numero altissimo e pensa que vai morrer,eis a exigência do segundo exame para comprova. Quando confirmada o individuo passa a ser usuário de insulina para o controle da glicemia.


E lá vem mais furinhos no braaaaço! Após feito esse exame,normalmente é indicado o Glicemia pós-prandial traduzindo: glicemia pós refeição ou uma determinada dose de glicose direto no organismo. Isso vai pela escolha do medico depois de ver o resultado do jejum,onde ou ele indica que você coma de tuuudo e faça o exame, ou você toma uma quantidade X de glicose que é absorvido quase que imediato. É feito não para diagnosticar a diabetes, mas sim pra o controle da glicose,por isso é feito 1 ou 2 horas depois da refeição.
Os valores de referência variam muito de acordo com os casos. 


O exemplo abaixo é de um exame onde foi utilizado a ingestão de 75g glicose
É muito bom antes de fazer esses exames, deem uma observada no seu corpo ..como ele anda se comportando ultimamente,pois muitas vezes ele dá sinais tão fortes de que você não está tão legal quanto aparenta e  muitos levam isso como estafa,cansaço ou stress.Diabetes é coisa séria!
Eis alguns sintomas pra vocês ficarem em alerta

É isso minha gente, estou dando por encerrado a segunda parte dessa série.Espero que eu tenha ajudado a esclarecer alguma coisa...e lembrem-se : Não sou médica ou especialista para diagnosticar ou medicar ninguém, apenas sou uma bióloga querendo esclarecer dúvidas.

E com venho dizendo,cuidem sempre dessa caixinha de surpresa que a mamis custou pra fazer.Aproveitem bem,mas com moderação.

Abraços efusivos e beijos no cérebro...mais que saudável!!

 


Porque rockeiros também amam!!


Buenas noches meus caros!Não, não é dessa vez que aquele post prometido será postado.Na verdade ele está em fase de finalização(to atualizando os exames pra poder colocar),mas na próxima,prometo que ele vai ser postado.Estou voltando aos poucos,ainda não me recuperei totalmente..é né,uma porrada de antibióticos a base de penicilina na cabeça endoida o organismo de qualquer um. 
Esse post de hoje é em homenagem ao meu namorido que veio de loooonnge e passou essa semana cuidando de mim(ou pelo menos tentou ne).
Nunca pensei que chegaria a esse ponto de ficar aos suspiros, derretimentos, melosidades, sofrimentos, saudosismos por uma pessoa que não fosse minha própria cria,mas esse indivíduo conseguiu esse feito e muito mais. Eu, logo eu, uma rockeira nata, viciada em biologia (não sou nerd tá), ex baterista, quase 1º tenente da Aeronautica (é fiz o teste,passei mas não fui)...considerada a durona e também a machona da família (tanto que pensavam que eu era lesbica O.o) conheci um lado nunca antes imaginado que poderia conhecer: THE love...ui!

Pois é, um mero nerd, perdido que vive há estados de distância de mim conseguiu dar uma reviravolta de 360º em milésimos de segundos...coisa que neguinho que morava ao lado penou por fim da força e não conseguiu.A música do video acima retrata fielmente o que nós passavamos antes de nos conhecer,tanto que hoje virou nossa trilha sonora *-*

Com ele percebi que roqueiros também amam com vontade sem ter medo de quebrar a cara,da mesma forma que arriscamos um bate cabeça num show daqueles. Roqueiros também amam com o mesmo tesão incontrolável de quando ouvimos o solo dos riffs de guitarras das nossas bandas favoritas. Roqueiros também amam com a mesma surpresa que temos quando do nada é lançado aquele single tão esperado. Roqueiros também amam com o mesmo vício insaciável que os antigos tinham e gritavam por sexo, drogas e muuito rock'n roll. 
Roqueiros também amam com a mesma sensibilidade que tem ao fazer aquelas letras tão simples que se tornam canções maravilhosas.Roqueiros também amam porque querem sentir aquele mesmo calor e aquela mesma pegada que temos ao fechar os olhos quando ouvimos aquela música que nos toma por inteiro.Roqueiros também amam muito além do rock...muito além da musica...muito além da guitarra.Roqueiros também amam porque desejam se sentir desejados de coração, pois por detrás da botina, correntes e jaqueta de couro preta..somos pessoas que também merecem sentir o prazer de amar.

 



Agradeço enternamente por meu nerd e perdido ter descoberto nessa roqueira aqui uma pessoa que sabia amar,mas não sabia como o fazer.




Abraços efusivos e beijos no cérebro...roquísticamente apaixonado *-*

Afastamento do blog



Gente, sei que prometi a vocês a continuação da série de postagens sobre exames médicos,mas por motivos de forma maior (mais uma baita crise de Tonsilite agudíssima) eu vou ficar afastada por umas semaninhas pra me tratar.
Assim que a coisa voltar ao seu normal, eu volto e posto o prometido ta.
Sorry Again e boa semana pra vocês
P.S: enquanto isso, as interessadas podem ler esse post do Só Prazamiga. Achei super interessante (já que eu não entendo nada de moda)
Só Prazamiga: Subindo a saia!: "A seção fashiontastic está começando. E nela eu vou falar do que é moda, do que é palhaçada e do que é tendência! Estão prontos? O conceito..."
 

 Abraços Efusivos...beijos no cerebro e até a volta.

Decifrando os Exames Médicos Parte I : O Hemograma


 Buenas tardes, humanóides!É...também percebi que estou um tanto preguiçosa pra atualisar este blog aqui,mas fazer o que?eu quero evitar a fadiga =op. Brincadeira gente, na verdade eu estava ajudando uma amiga de blog numas ideias pr'um post dela.Mas,voltando ao que vos falo...em homenagem ao meu Nerd,namorido e perdido favorito, que me deu um baita susto essa semana depois de fazer o check-up.O post de hoje vai explicar sobre aqueles exames malucos que o nosso cardiologista, endocrinologista, ginecologista e etc de "istas" nos encaminham pra fazer e no fim das contas você não entende nada do que está escrito e nem o que vai causar ou não causar. Se preparem que lá vai uma crise biologuística de laboratório (adoooooro). 

Aviso: sou uma mera Bióloga,não sou Médica. Não tenho especialidade e nem licença para diagnosticar doenças e nem coisas afins. Estou fazendo isso para esclarecimento dúvidas.

O primeiro de todos, mais comum e mais pedido é o HEMOGRAMA.
O que este bendito nome horrorível faz?
 Primeiro que os médicos pedem esse exame para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença como anemia e infecções de diversos tipos.
Hemograma nada mais é a análise das variações quantitativas e morfológicas dos elementos do sangue, ou seja, ele vê se a quantidade e os formatos das células estão okay. Mas quem são essas células: Hemácias(glóbulos vemelhos) que parecem umas almofadinhas vermelhinhas achatadas,leucocitos(glóbulos brancos) que parecem almofadinhas brancas redondinhas e felpudas e plaquetas(células de coagulação) umas micro plaquinhas que ficam flutuando por aí.


A primeira coisa que aparece no Hemograma é a Série vermelha ERITROGRAMA onde ele examina a quantidade de hemácias e a concentração de hemoglobina.


No Eritrograma você encontra as Hemácias(as almofadinhas vermelhinhas) e sua quantidade normais de acordo com o sexo e a idade. Quantidade baixa de hemácias causam anemia normocitica(simplificando esse palavrão ai,nada mais é que a anemia normal, onde as células tem tamanho normal,mas pouca produção).Existe também a anemia falciforme( essa não tem como simplificar muito. Corresponde a má formação das células,onde elas tem uma forma de foice).Quantidade elevada de hemácias causam a Eritrocitose que indica policitemia(que é o oposto da anemia, pode aumentar a espessura do sangue, reduzindo a sua velocidade de circulação e acaba dando um bafafá no seu organismo e você fica mal pacas);
Hemoglobina é a proteína que dá pigmentação do sangue...o que dá aquele vermelhin bonitin que chama tanto atenção  dos "eclipses brilhosos" da vida. A falta de hemoglobina no sangue causa despigmentação no sangue, palidez e falta de oxigenação dos orgãos (e nem os bombeirões gostosões fazendo boca a boca vão ajudar ,tá);
Hematócrito ele faz o papel de balança científica inteligente de farmácia chique, que analisa a massa das células em relação ao sangue. Se a massa for baixa, é caso de anemia, se for alta, é caso de policitemia;
Volume Corpuscular Médio(VCM) é o raio X do sangue,onde analisa o tamanho e forma das células e diagnostica anemia(por exemplo a falsiforme). No exame pode está escrito Microcíticas (muito pequenas)ou macrocíticas(muito grandes). Ambas denunciam que algo está errado;
Hemoglobina Corpuscular Média(HCM) ela analisa o peso da hemoglobina dentro das hemácias,diagnosticando os tipos de anemia;
C.H.Glob. Média (concentração de hemoglobina corpuscular média) ela analisa a concentração do pigmento sanguíneo na célula. Pode vim no exame Hipocrômica (pouca pigmentação na célula) e Hipercrômica(pigmentação muito além do normal);
RDW variação de tamanho das celulas representando a percentagem de variação dos volumes obtidos (VCM).

Em seguida vem a série Branca que chamamos de LEUCOGRAMA que é feita a análise da quantidade de glóbulos brancos(almofadinhas felpudas e brancas) e a quantidade de cada leucócito.



Leucócitos por mm3: é o valor total de glóbulos brancos no sangue.Valores altos pode indicar infecções.Valores baixos indica alguma infecção na medula óssea, que pode ser viral ou de reações tóxicas;
Basófilos:  esse é o guarda costa do sangue.É o leucócito responsável pela imunidade e defesa do organismo.Um indivíduo normal só pode ser encontrado até 1%, passando disso é dado como processo alérgico;
Eosinófilos: esse é tipo daquelas amigas que te livra de caras chatos da night.É responsável pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções.Seu valor além do permitido pode indicar alergia ou parasitóide;
Neutrófilos: é tipo a faxineira do organismo. É encontrado mais no organismo adulto e é responsável pela defesa contra bactérias e fungos. Seu valor elevado pode indica infecções bacterianas ou virais;
Linfócitos: eu chamo ele de leucocito EMO-tivo,pois se o indivíduo anda estressado,deprimido e um tanto sentimentalista ao extremo, a quantidade dele cai muito,mas também sua quantidade em excesso causa infecção viral ou RARAMENTE leucemia;
Monócitos: é o bonzão,o super homem dos leucócitos. Ele colabora com outros glóbulos brancos na eliminação de tecidos mortos ou lesados, na destruição de células cancerosas e na regulação da imunidade contra as substâncias estranhas.Quando estão aumentados indica infecções virais(isso se o individuo não fez quimioterapia recentemente);
Contagem de Plaquetas : é o contador do Detran,responsável contagens das células que são responsáveis pela coagulação sanguínea,muitas vezes a queda brusca do valor das plaquetas pode indicar a dengue hemorrágica.

Bom gente, eu acho que é isso, vou dar uma pausa pra esfriar a memória que tanto ferveu relembrando minhas aulas da faculdade. Próximo post continuarei com a parte de glicose,colesterol e ácido úrico.
Boa semana a todos e cuidem da caixinha de surpresa que é esse corpitcho que a mamys lhe deram.
Abraços Efusivos e beijos no Cérebro...saudável!!!



Revolta de uma Ambientalista! Caso: O lixo

Bom dia gente. Hoje esse post vai ser mais revoltado que o normal. Na verdade eu nem sabia o que iria postar essa semana,mas depois de uma série de coisas que  os Hospedes temporários daqui fizeram,me deixando mais atacada, resolvi o que postar.
Assunto de hoje: Coleta seletiva!!! Uma coisa tão simples de fazer e que a maioria do povo tem preguiça ou até mesmo acham isso uma balela ou modinha da vez.

Mas nos dias de hoje, isso é considerado tão importante quanto o seu exame de rotinha...Pois bem gente, uma coisa tão fácil de se fazer e que traz benefícios pra o mundo, inclusive pra você.

Uns 10 anos atrás, um professor meu de química do ensino médio me disse uma vez: "A cultura vem do mundo.Você conhece alguém pelo que ela come, e conhece a família inteira pelo seu lixo"...isso não deixa de ser verdade. Quantas pessoas instruídas, renomadas, com altos diplomas fazem despeito com o meio ambiente (o mais famoso e comum é Obama onde o seu pais é responsável não só pelo petróleo no golfo,mas também pelo Lixão do Pacífico iniciado na Costa da California...e o que ele fez até agora? Nada. Sem contar o despeito que ele tem sobre o aquecimento global...e ainda faz isso com estilo norte americano de ser). E,por incrível que pareça, os menos favorecidos são os que respeitam mais.

Você já viu algum "aDEvogado"  ou um médico catando lixo reciclável? Não né...a maioria acharia isso um absurdo, pois ele não tem necessidade disso. Pois é, fora os conscientizados, os mais pobres e até mesmo os que vivem na rua são os que mais respeitam, porque eles tem noção de que o mundo é a casa deles:onde os acolheu, deu abrigo e que por isso tem a obrigação de cuidar dela...e não que o mundo é um AP de luxo que você faz o que quer e no fim do dia vem sempre a faxineira pra dar um jeito na sua bagunça.

Outro grande exemplo é a uma cidadezinha da Dinamarca, onde, além de ser obrigatório a coleta seletiva, de uma forma altamente moderna, onde tubos acoplados nas lixeiras percorrem o subterrêneo da cidade inteira, cuja função é sugar o lixo jogado, direcioná-lo a um ponto de recolhimento de lixo e lá é tratado e se necessário, despresado. Você não vê um papelzinho de bala no chão. E o melhor, sem ratos, baratas e doenças proviniente do lixo. Isso sim é viver com estilo!!!

Pensem bem nisso, gente. Não custa nada você por um lixeiro ou uma sacola separada pro lixo não orgânico.

O mundo merece bem mais que palavras bonita de candidatas a miss universo.

Abraços efusivos e Beijo no Cérebro...Consciente!!!

Teclado Nosso de Cada Dia...


Buenos dias humanóides. Hoje o dia está uma friaca desgraçenta por aqui,povo ficando tudo gripado ...tosse pra lá, espirro pra cá...uma enxurrada de bactérias voando e isso me fez lembrar de uma aula de Higiene e saúde do meu querido prof. Sergivaldo Leite e também do meu amado Antônio Gouveia -Ô biomédico- onde  falara sobre o amigo nosso que usamos todos dias,seja no trabalho, seja em casa : O computador.


Mas o que o computador tem haver com isso que falei acima? muuita coisa,meus caros. Não falo do pc em si,mas no teclado. Ele pode conter mais bactérias por polegada quadrada do que o tampo da sua privada (e vocês sabem o que vai pra privada ne),pois então.Prova maior são essas fotos abaixo comparando bem


                    
Bactérias e fungos coletadas de um banheiro publico.                   Bactérias e fungos de um teclado de computador

Agora vamos raciocinar juntos: qual das duas imagens é mais assustadora??Nem precisa responder não é,mas vou continuando a te assustar..ops,alertar.No teclado, antes de fazer a coletagem, encontramos a olho nu,digamos assim, resto de comidas, cabelo, resto de pele morta, poeira e umas coisas que não identificamos,mas na segunda imagem, após a coletagem,encontramos dentre várias bacterias, a (preparem-se pra sopa de letrinha) Escherichia coli e a Staphylococcus aureus, que são responsáveis por gastroenterite, infecções urinárias e infecções hospitalar, a segunda bactéria em especial está associada a meningite,pneumonia, septcemia.Sem contar nas enterobactérias que pode produzir envenenamento.Pois é gente, tem coisas debaixo dos nossos dedos que nem fazemos idéia do que existe lá.

Calma, pra tudo tem uma solução a curto prazo (isso vai depender da sua intimidade com a higiene). Sabemos que bactérias não são la adeptas a temperaturas elevadas (sejam elas fria demais ou quente demais) e sabemos também que se jogarmos água no teclado, além de acabar com o coitado, vai piorar mais ainda a situação. PORÉM tem uma coisa bem mais pratica,menos bagunçada e que seu teclado fica limpo,inteiro e sem bactéria.O salvador é o secador!!

Dica de um Biomédico: Numa frequência de 15 em 15 dias, pegue seu notebook ou teclado, e com o secador na temperatura mais alta que tiver passe-o pelo teclado. Isso faz com que elimine 99 % das bactérias nocivas do seu computador. Outra coisa é evitar comer, fumar e fazer outras coisas em cima do teclado, até porque existem lugar apropriado pra fazer esta função,não é.

Então, gente nossa de cada dia,a vida é fácil se levar de um modo higienicamente correto.Você não vai querer ficar morando num banheiro ou até parar num hospital por uma mera poeirazinha no seu pc,não é.
Tenham todos um bom dia...e uma boa faxina.

Abraços efusivos e Beijos no Cérebro



Estou de volta

Iaew pessoas!!É, andei um tento sumidaça devido a forças REALMENTE maiores que aconteceram a exatos 21 dias atrás.O findi...ops, a cidade onde resido foi uma das atingidas pelas enchentes de PE que vocês devem ter visto no jornais pela TV afora.A agonia foi muita, por vários dias ficamos sem luz,água, comunicação em geral.Aos poucos...bem pouco,mas coisas estão(ou pelo menos) tentado voltar.Graças a Dios aqui em casa não fomos atingidos diretamente pela água,mas sofremos pequenas sequelas,pois perdemos tudo em relação a emprego comercial.

A cidade está parada e caótica.Ainda existem ruas que não foram limpas;pessoas saqueando (é, eles encontram coisas pra roubar...até mesmo o parte do encanamento da rua que ficou exposta);doações estão sendo "colecionadas" pela prefeitura,pois eles arrecadam, jogam numa salona e la ficam...enquanto tem pessoas que estão necessitadas de roupas, água e cesta básica; familiares tentam mandar mantimentos,porem são barrados por policias a mando da prefeitura onde os mantimentos são retidos por eles;muito dos grandões(governado,vereadores,ministros e cia) aparecem, falam bonito,iludem,mas no fim das contas é só balela...a cidade literalmente ruiu diante os olhos do mundo...e assim ela continua.
É uma situação um tanto delicada...tem gente que vibrar por isso ter acontecido e outros choram por não ter conseguido fazer nada...Mas a vida caminha de acordo com os trilhos que vamos formando.
Boa sorte pra nós, e ate a proxima