Mostrando postagens com marcador Glicose. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Glicose. Mostrar todas as postagens

Uma verdade por trás dos adoçantes

Olas humanóides. Falei que voltaria ao normal logo logo como prometido,então,cá estou eu. Bom, o post de foi de umas das minhas aulas de Higiene e Saúde da faculdade do meu mestre Sergivaldo saudade de tu,gota rubro negra!.
Uma coisa que TODO eu disse TODO mundo usa, seja ele diabético, ou quando está num regime, quando está com preguiça de ficar mexendo o suco, ou café, ou leite, ou simplesmente por não gostar de açúcar: O adoçante.

Grande parte das pessoas substituem o açúcar pelo adoçante por achar mais saudável, mais prático e menos calórico ajudando no emagrecimento...porém, há coisas que muitas delas não sabem: ele engorda SIM! Dúvidam? então saca só o seguinte: Quando compramos um medicamento similar ou genérico, sabemos que corre o risco dele ou não reagir direito, ou causar sérias reações adversas. Mas mesmo assim compramos devido a fácil acessibilidade e a praticidade. O adoçante é beeem parecido.
Sabemos que o açúcar é proviniente de matéria natural (cana, beterraba, frutas e etc)  e que ele é de fácil absorção do organismo por ser composto por substâncias simples. Já o adoçante é um composto químico sintético com a finalidade de tentar substituir o açúcar, pois o organismo do indivíduo com problemas (um diabético) não consegue quebrar e absorver o açúcar normal. Até aí tudo bem né, vocês ja sabem disso de cor e salteado. 

Bom, já que ele falsifica o açúcar, ele tem uma outra função que é de enganar o organismo dizendo que o "docinho chegou", pois o açúcar não é permitido. Porém, a sacarina, o aspartame e a sucralose (adoçantes comuns) mesmo na pouca quantidade exigente, chegam a ser 600 vezes mais doce que o açúcar, duvida?Então coloca adoçante no Wikipédia que lá tem a lista,e no organismo de pessoas de saúde normal ele age diferente.

Esse elevado teor de "docura" sintética leva uma porrada de substâncias químicas pro figado o que dificulta na absorção, sobrecarregando-o e fazendo com que ele mande mensagens para o cérebro dizendo "ó,tem muita glicose aqui, e tem gente estranha também, vamos dar um jeito nisso rápido".Só que, quando o cérebro vai checar, ele não vê nada de glicose pra ser transformada, e sim "substâncias falsas" em muito excesso, dai o estress do desespero  obriga ele a mandar mensagens para que você possa comer mais pra poder supri a substância de produção de energia (a glicose) que não chegou para que assim, possa processar e expulsar as substâncias falsas  que estão em excesso, que são de difícil quebra para pessoas não diabéticas. É tipo quando você faz uma festa íntima pros amigos e invés dos amigos, aparece um monte de furão da sua rua que só usando um monte daqueles seguranças metidos a Theo Becker resolvem.
Ou seja: quanto mais adoçante você usar, mais o seu organismo vai aumentar o seu apetite e ânsia de comer... e fica nesse ciclo, acabando com sua dieta. Por isso eles SÓ são indicados para as pessoas diabéticas e NÃO PARA OS QUE VIVEM DE REGIME!!

Sem contar que os fabricantes com a sua jogada de marketing, falam que as calorias são mínimas (de  0,03 á 0,07). É, pode até ser... agora se você for somando os teores de cada componente (informações no verso da embalagem) você percebe que terá bem mais.

Então, deu pra perceber que estes produtos são indicados para quem tem deficiência e sensibilidade ao açúcar...e se você não é um, não precisa utilizar disso por uma bestice ne.

Para emagrecer não precisa fazer um golpe baixo no nosso próprio organismo, é so cortar algumas coisas. Tomar um suco sem açúcar não mata ninguém, é até mais gostoso... você sente o sabor real da fruta (falando de suco de verdade,não aqueles sucos que parecem ser água lavada do copo do liquidificador). Mas se você não aguenta, tem que ter um docinho, então põe mel, usa açúcar mascavo -que é o mais natural porque não tem química nenhuma- ou açúcar de beterraba...garanto que seu corpo e organismo agradece e muito.

Pensem nisso gente! Não vamos abusar de uma coisa se não precisamos dela.

Abraços Efusivos e Beijos no Cérebro...adocicado com MEL

Decifrando os Exames Médicos Parte II: Glicemia

       

Holas humanóides! Demorei,mas finalmente hoje darei continuidade a série Decifrando Exames Médicos como havia prometido. 
Hoje será a parte de glicemia.
 

Mas o que danado é isso?caaalma que já já explico.
Bom, todos nós sabemos ou o médico vos falou com uma puxada básica de orelha que o organismo transforma carboidratos aquelas massinhas deliciosas que muitos ai gostam de se empaturrar e açucares em glicose...e a glicemia nada mais é que o nível da glicose no sangue;ou seja, quando nos empanturramos beeem além da conta é normal que a glicemia fique bem alta,da mesma forma que ao nos controlar na gulosisse, a glicemia diminue. Lembrando que os valores normais é quase igual aquele do sangue: vai depender do peso, sexo, historico familiar, doenças,do seu ânimo e etc.

Muitos de vocês devem se perguntar por que cargas d'água o médico pede tanto do exame só pra medir uma única coisa,se no do sangue é tão mais "simples"? bom gente,das duas uma: ou o médico gosta muuuito de você e quer te ver mais vezes ou ele faz isso pra diagnosticar a possível diabetes (o que é mais considerável).

Os mais pedidos são:
Glicemia em Jejum: isso mesmo minha gente..bora passar fominha de miss pra tirar o sanguinho. É exigido nesse exame um jejum TOTAL de 8 á 12 horas (12h é mais recomendado).Aviso: se você pensar em comer um pedacinho de bolacha,uma balinha sequer dentro desse horário,vai desandar todo seu exame, então, pra não ter sustos, vamos nos controlar né!!. Ele é feito para diagnóstico da diabetes mellitus -que é aquela onde o individuo é dependente de insulina,pois as células do pâncreas que é responsável pela produção de insulina foram destruídas.Valores altos dessa taxa de glicose indica uma possível diabetes,já os valores baixos indicam grande quantidade de insulina no sangue, câncer de pâncreas,  elevada restrição alimentar isso inclue aquela nossa amiga que não quer comer nada pra não engordar e fica passando mal pelos cantos, uso abusivo de álcool isso inclue também aquele nosso colega que tomou todas,foi parar no hospital pra tomar soro glicosado pra não passar vergonha em casa,ou morrer de tanta cachaça.

Observem os exames a seguir:
Temos o resultado que é dado por miligramas/decilitro; o método usado pelo laboratório, que normalmente é o enzimático colorimétrico que eu até tentaria traduzir pra vocês como que é feito,mas é tanta da sopa de letrinha e cálculos que fica difícil de resumir.; e os valores referenciais dados pelo laboratório que variam entre mulher,homem e crianças.
O resultado normal aceitável é de até 99 mg/dL ai ta de boa,voce pode continuar comendo com moderação aquele chocolatezinho depois do almoço sem culpa. A partir de 100 à 125 mg/dL é considerado uma pré diabetes, onde o indivíduo passa a tomar medicações para  que a taxa reduza ou não ultrapasse ai o trem ta começando a complicar,o controle é super essencial pra não dar zica.

De 126 mg/dL em diante é considerada como uma possível diabetes(que é confirmada após um segundo exame de glicemia).isso porque tem gente que se entope de tranqueira um dia antes do exame, dai quando sai o resultado ve o numero altissimo e pensa que vai morrer,eis a exigência do segundo exame para comprova. Quando confirmada o individuo passa a ser usuário de insulina para o controle da glicemia.


E lá vem mais furinhos no braaaaço! Após feito esse exame,normalmente é indicado o Glicemia pós-prandial traduzindo: glicemia pós refeição ou uma determinada dose de glicose direto no organismo. Isso vai pela escolha do medico depois de ver o resultado do jejum,onde ou ele indica que você coma de tuuudo e faça o exame, ou você toma uma quantidade X de glicose que é absorvido quase que imediato. É feito não para diagnosticar a diabetes, mas sim pra o controle da glicose,por isso é feito 1 ou 2 horas depois da refeição.
Os valores de referência variam muito de acordo com os casos. 


O exemplo abaixo é de um exame onde foi utilizado a ingestão de 75g glicose
É muito bom antes de fazer esses exames, deem uma observada no seu corpo ..como ele anda se comportando ultimamente,pois muitas vezes ele dá sinais tão fortes de que você não está tão legal quanto aparenta e  muitos levam isso como estafa,cansaço ou stress.Diabetes é coisa séria!
Eis alguns sintomas pra vocês ficarem em alerta

É isso minha gente, estou dando por encerrado a segunda parte dessa série.Espero que eu tenha ajudado a esclarecer alguma coisa...e lembrem-se : Não sou médica ou especialista para diagnosticar ou medicar ninguém, apenas sou uma bióloga querendo esclarecer dúvidas.

E com venho dizendo,cuidem sempre dessa caixinha de surpresa que a mamis custou pra fazer.Aproveitem bem,mas com moderação.

Abraços efusivos e beijos no cérebro...mais que saudável!!