Revolta de uma Ambientalista! Caso: O lixo

Bom dia gente. Hoje esse post vai ser mais revoltado que o normal. Na verdade eu nem sabia o que iria postar essa semana,mas depois de uma série de coisas que  os Hospedes temporários daqui fizeram,me deixando mais atacada, resolvi o que postar.
Assunto de hoje: Coleta seletiva!!! Uma coisa tão simples de fazer e que a maioria do povo tem preguiça ou até mesmo acham isso uma balela ou modinha da vez.

Mas nos dias de hoje, isso é considerado tão importante quanto o seu exame de rotinha...Pois bem gente, uma coisa tão fácil de se fazer e que traz benefícios pra o mundo, inclusive pra você.

Uns 10 anos atrás, um professor meu de química do ensino médio me disse uma vez: "A cultura vem do mundo.Você conhece alguém pelo que ela come, e conhece a família inteira pelo seu lixo"...isso não deixa de ser verdade. Quantas pessoas instruídas, renomadas, com altos diplomas fazem despeito com o meio ambiente (o mais famoso e comum é Obama onde o seu pais é responsável não só pelo petróleo no golfo,mas também pelo Lixão do Pacífico iniciado na Costa da California...e o que ele fez até agora? Nada. Sem contar o despeito que ele tem sobre o aquecimento global...e ainda faz isso com estilo norte americano de ser). E,por incrível que pareça, os menos favorecidos são os que respeitam mais.

Você já viu algum "aDEvogado"  ou um médico catando lixo reciclável? Não né...a maioria acharia isso um absurdo, pois ele não tem necessidade disso. Pois é, fora os conscientizados, os mais pobres e até mesmo os que vivem na rua são os que mais respeitam, porque eles tem noção de que o mundo é a casa deles:onde os acolheu, deu abrigo e que por isso tem a obrigação de cuidar dela...e não que o mundo é um AP de luxo que você faz o que quer e no fim do dia vem sempre a faxineira pra dar um jeito na sua bagunça.

Outro grande exemplo é a uma cidadezinha da Dinamarca, onde, além de ser obrigatório a coleta seletiva, de uma forma altamente moderna, onde tubos acoplados nas lixeiras percorrem o subterrêneo da cidade inteira, cuja função é sugar o lixo jogado, direcioná-lo a um ponto de recolhimento de lixo e lá é tratado e se necessário, despresado. Você não vê um papelzinho de bala no chão. E o melhor, sem ratos, baratas e doenças proviniente do lixo. Isso sim é viver com estilo!!!

Pensem bem nisso, gente. Não custa nada você por um lixeiro ou uma sacola separada pro lixo não orgânico.

O mundo merece bem mais que palavras bonita de candidatas a miss universo.

Abraços efusivos e Beijo no Cérebro...Consciente!!!

2 comentários:

Priscila disse...

Parece que pra todo mundo entender, tem que ter uma gama de gente insistindo com o assunto! Tão lindo de se ver na saída de um edifício lá na Cidade Universitária, um coletor seletivo de lixo. O pior é que, mesmo que a gente cumpra esse dever tão direitinho em casa, vem o mané da coleta da Prefeitura, e junta tudo de novo no caminhão! Toda cidade deveria ter (já que tem seus lixões e ETAs), sua própria usina de reciclagem, né? Bom pro meio ambiente, e bom pra quem precisa de emprego...

Mía Saloon disse...

já vi tantas vezes pessoas jogando plástico no lixo de papel, papel no de plástica...as pessoas não têm consciência do q está acontecendo ou se têm estão pouco se ferrando para isso....é absurdo