Mostrando postagens com marcador exame. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador exame. Mostrar todas as postagens

Decifrando Exames Médicos Parte III: O Colesterol




Holas humanóides! Dando continuidade a série exames médicos...estamos quase perto do fim AêêÊE...hoje irei falar sobre o mais temido de todos e o mais perigoso também : o Colesterol! uuii.
Mas o que é esse nome tão estranbólico que os médicos ficam em alerta e que muita gente nem da importância?O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal.Ele está presente em quase todas as partes do corpo desde estrutura das membranas à produção de hormônios,vitamina D, ácidos essenciais; também está presente nos músculos, cérebro, fígado, coração e etc.

Bom, até ai a falação ta tudo okay.Vocês devem estar perguntanto se ele é tão bom assim, porque ele dá tanto medo e aparenta dar tanto prejuizo pro bolso e saúde...callma que ja ja te assusto te explico.

Primeiro de tudo; o colesterol é dividido em 2: HDL e LDL colesterol.

O HDL é o chamado de colesterol bom eu particularmente chamo ele de colesterol Hô DeLícia, já que ele ajuda mais do que atrapalha. Ele um misto de faxineira eficiente com segurança gostosão porque ele fica perambulando pela circulação procurando o seu amigo do mal (LDL)  e quando o acha dá um rapa fora daqueles mandando para o fígado onde depois ele é eliminado, ajudando na saúde cardiovascular do organismo agora entendem ô porque do codinome né... O nível dele normal varia de acordo com o sexo, idade e etc.
Já o LDL é chamado de colesterol ruim é o malvadão, o cafageste..o que deixa a saúde Lá De Lado,bem pra escanteio sabe..e que todo mundo tenta evitar,mas a tentação é demais.É uma proteina de baixa densidade,onde durante sua viagem pela circulação, o infeliz e desmantelado do LDL deixa boa parte do seu colesterol pelo meio do caminho, onde se acumula nas paredes dos vasos se transformando em placas de gordura que dificulta a passagem do sangue causando infarto dentre outras doenças do coração.PELAMORDEDEEEUS uma dica, todo infarto é do miocardio ta...não existe infarto do olho nem da cabeça...se você ouvir alguem falar infarto do miocardio pode cair na gargalhada ou zoar sem culpa,porque é o mesmo que falar cego do olho,mudo da voz..essas coisas.

Entendidos disso, eu passo pra segunda parte: Como esse exame é feito?
No mesmo esquema do Hemograma, você vai passar aquela fominha de miss por 12 horas (não passe desse horario senão desanda tudo)e se você toma algum medicamento, é bom suspendê-lo também.Tirado o sangue eles vão analizar o valor de cada componente: colesterol total, HDL,LDL,VLDL que é o primo maldito do LDL,onde a (in)utilidade dele é fazer o mesmo leva e tras do LDL, so que invez do colesterol, ele faz isso com os trigliceres. e trigliceres que é a mesma coisa do LDL, só que ao invez de se acumular nos vasos e artérias, ele se "aloja" no tecido adiposo (que armazena gordura pra reserva de energia) aumentando mais ainda o risco de problemas de coração.
No exame abaixo está bem claro isso


A maioria dos métodos utilizados para essa analise é o mesmo da glicemia (enzimático colorimetrico) só o LDL e o VLDL que é feito por cálculo pela formula friedwald que mais complexo que o anterior,por isso nem arrisco a tentar explicar a vocês...sorry again.
O Colesterol total é aceito é de até 200 mg/dL.HDL o nivel normal aceitavél é de 55 mg/dL..dai pra cima ta tudo okayses,você pode continuar com sua dietinha que nem tão cedo você terá preocupações. O VLDL é aceitável menos que 30mg/dL. Já os niveis normais pro LDL é mais complicado: 
  • De 100 a 130 miligramas por decilitro - Se você é saudável, não tem antecedentes na família de problemas cardiovasculares, diabete ou hipertensão, não está acima do peso, não fuma e pratica exercícios regularmente.   
  • Até 100 miligramas por decilitro - Alguém com histórico de males cardíacos, e que, para complicar, é hipertenso, fumante ou diabético. Quem tem síndrome metabólica (aquela combinação de obesidade abdominal, pressão alta, resistência à insulina e altos níveis de LDL) também se encaixa nesse grupo.
  • Até 70 miligramas por decilitro - Essa é a quantidade estabelecida pelas novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia para quem já foi diagnosticado com distúrbios cardiovasculares ou já sofreu um infarto.
 E qual a forma de controlar isso tudo? fechar a boca? nananãão gente...na verdade é controlar a boca,até porque, se fecharem a boca vai aparecer coisa pior que eu até falei a vocês no post de glicemia.
Na verdade uma alimentação rica em fibras,verduras e pobres em gordura hidrogenada e animal.Evitem aquela lazanhada todo dia..optem pra quinzenalmente e em porções menores.Não fumem.
Fiquem de olho no peso e no tamanho da sua barriga, pois a gordura abdominal que todo mundo pense ser inofenciva,nada mais é que gordura entre os orgãos presentes nessa área.Começem a fazer exercicios fisicos não to dizendo pra fazer como eu que corro 8 km por dia e me sinto a Wonder woman não,mas caminhem no quarteirão.No seu prédio substituam o elevador pela escada. Tomem um vinhozinho de vez em quando.
Façam amor(protegidossss faz favorr!!) com seu bofe ,"bofa", esquema, ou até aquele amigo delicinha que você pega de vez em quando isso aumenta a produção de certas substâncias prazeirosas e faz o coração trabalhar, sem contar que queima bastante gordura, pois exercita bastante a região abdominal né...dentre outras coisotas. Dancem!..estudos afirma que dançar movimenta mais o corpo que a própria corrida. Gente, é facil ter uma vida saudável e se deliciar com os melhores sabores da vida...melhor ainda quando sua saúde ta 100% que ai pode-se aproveitar sem medo.


Bom gente, vou ficando por aqui que minha cabeça ficou a 10000 por hora.Próximo poste irá finalizar essa série(conseguimosss!!)

E lembrem-se: Cuidem dessa cut cut fofa que o papis fez com gosto junto com a mamis e sejam felizes pra aproveitar a vida


Abraços efusivos e Beijos no cérebro...deliciosamente "saudabilissimo"

Decifrando os Exames Médicos Parte II: Glicemia

       

Holas humanóides! Demorei,mas finalmente hoje darei continuidade a série Decifrando Exames Médicos como havia prometido. 
Hoje será a parte de glicemia.
 

Mas o que danado é isso?caaalma que já já explico.
Bom, todos nós sabemos ou o médico vos falou com uma puxada básica de orelha que o organismo transforma carboidratos aquelas massinhas deliciosas que muitos ai gostam de se empaturrar e açucares em glicose...e a glicemia nada mais é que o nível da glicose no sangue;ou seja, quando nos empanturramos beeem além da conta é normal que a glicemia fique bem alta,da mesma forma que ao nos controlar na gulosisse, a glicemia diminue. Lembrando que os valores normais é quase igual aquele do sangue: vai depender do peso, sexo, historico familiar, doenças,do seu ânimo e etc.

Muitos de vocês devem se perguntar por que cargas d'água o médico pede tanto do exame só pra medir uma única coisa,se no do sangue é tão mais "simples"? bom gente,das duas uma: ou o médico gosta muuuito de você e quer te ver mais vezes ou ele faz isso pra diagnosticar a possível diabetes (o que é mais considerável).

Os mais pedidos são:
Glicemia em Jejum: isso mesmo minha gente..bora passar fominha de miss pra tirar o sanguinho. É exigido nesse exame um jejum TOTAL de 8 á 12 horas (12h é mais recomendado).Aviso: se você pensar em comer um pedacinho de bolacha,uma balinha sequer dentro desse horário,vai desandar todo seu exame, então, pra não ter sustos, vamos nos controlar né!!. Ele é feito para diagnóstico da diabetes mellitus -que é aquela onde o individuo é dependente de insulina,pois as células do pâncreas que é responsável pela produção de insulina foram destruídas.Valores altos dessa taxa de glicose indica uma possível diabetes,já os valores baixos indicam grande quantidade de insulina no sangue, câncer de pâncreas,  elevada restrição alimentar isso inclue aquela nossa amiga que não quer comer nada pra não engordar e fica passando mal pelos cantos, uso abusivo de álcool isso inclue também aquele nosso colega que tomou todas,foi parar no hospital pra tomar soro glicosado pra não passar vergonha em casa,ou morrer de tanta cachaça.

Observem os exames a seguir:
Temos o resultado que é dado por miligramas/decilitro; o método usado pelo laboratório, que normalmente é o enzimático colorimétrico que eu até tentaria traduzir pra vocês como que é feito,mas é tanta da sopa de letrinha e cálculos que fica difícil de resumir.; e os valores referenciais dados pelo laboratório que variam entre mulher,homem e crianças.
O resultado normal aceitável é de até 99 mg/dL ai ta de boa,voce pode continuar comendo com moderação aquele chocolatezinho depois do almoço sem culpa. A partir de 100 à 125 mg/dL é considerado uma pré diabetes, onde o indivíduo passa a tomar medicações para  que a taxa reduza ou não ultrapasse ai o trem ta começando a complicar,o controle é super essencial pra não dar zica.

De 126 mg/dL em diante é considerada como uma possível diabetes(que é confirmada após um segundo exame de glicemia).isso porque tem gente que se entope de tranqueira um dia antes do exame, dai quando sai o resultado ve o numero altissimo e pensa que vai morrer,eis a exigência do segundo exame para comprova. Quando confirmada o individuo passa a ser usuário de insulina para o controle da glicemia.


E lá vem mais furinhos no braaaaço! Após feito esse exame,normalmente é indicado o Glicemia pós-prandial traduzindo: glicemia pós refeição ou uma determinada dose de glicose direto no organismo. Isso vai pela escolha do medico depois de ver o resultado do jejum,onde ou ele indica que você coma de tuuudo e faça o exame, ou você toma uma quantidade X de glicose que é absorvido quase que imediato. É feito não para diagnosticar a diabetes, mas sim pra o controle da glicose,por isso é feito 1 ou 2 horas depois da refeição.
Os valores de referência variam muito de acordo com os casos. 


O exemplo abaixo é de um exame onde foi utilizado a ingestão de 75g glicose
É muito bom antes de fazer esses exames, deem uma observada no seu corpo ..como ele anda se comportando ultimamente,pois muitas vezes ele dá sinais tão fortes de que você não está tão legal quanto aparenta e  muitos levam isso como estafa,cansaço ou stress.Diabetes é coisa séria!
Eis alguns sintomas pra vocês ficarem em alerta

É isso minha gente, estou dando por encerrado a segunda parte dessa série.Espero que eu tenha ajudado a esclarecer alguma coisa...e lembrem-se : Não sou médica ou especialista para diagnosticar ou medicar ninguém, apenas sou uma bióloga querendo esclarecer dúvidas.

E com venho dizendo,cuidem sempre dessa caixinha de surpresa que a mamis custou pra fazer.Aproveitem bem,mas com moderação.

Abraços efusivos e beijos no cérebro...mais que saudável!!

 


Decifrando os Exames Médicos Parte I : O Hemograma


 Buenas tardes, humanóides!É...também percebi que estou um tanto preguiçosa pra atualisar este blog aqui,mas fazer o que?eu quero evitar a fadiga =op. Brincadeira gente, na verdade eu estava ajudando uma amiga de blog numas ideias pr'um post dela.Mas,voltando ao que vos falo...em homenagem ao meu Nerd,namorido e perdido favorito, que me deu um baita susto essa semana depois de fazer o check-up.O post de hoje vai explicar sobre aqueles exames malucos que o nosso cardiologista, endocrinologista, ginecologista e etc de "istas" nos encaminham pra fazer e no fim das contas você não entende nada do que está escrito e nem o que vai causar ou não causar. Se preparem que lá vai uma crise biologuística de laboratório (adoooooro). 

Aviso: sou uma mera Bióloga,não sou Médica. Não tenho especialidade e nem licença para diagnosticar doenças e nem coisas afins. Estou fazendo isso para esclarecimento dúvidas.

O primeiro de todos, mais comum e mais pedido é o HEMOGRAMA.
O que este bendito nome horrorível faz?
 Primeiro que os médicos pedem esse exame para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença como anemia e infecções de diversos tipos.
Hemograma nada mais é a análise das variações quantitativas e morfológicas dos elementos do sangue, ou seja, ele vê se a quantidade e os formatos das células estão okay. Mas quem são essas células: Hemácias(glóbulos vemelhos) que parecem umas almofadinhas vermelhinhas achatadas,leucocitos(glóbulos brancos) que parecem almofadinhas brancas redondinhas e felpudas e plaquetas(células de coagulação) umas micro plaquinhas que ficam flutuando por aí.


A primeira coisa que aparece no Hemograma é a Série vermelha ERITROGRAMA onde ele examina a quantidade de hemácias e a concentração de hemoglobina.


No Eritrograma você encontra as Hemácias(as almofadinhas vermelhinhas) e sua quantidade normais de acordo com o sexo e a idade. Quantidade baixa de hemácias causam anemia normocitica(simplificando esse palavrão ai,nada mais é que a anemia normal, onde as células tem tamanho normal,mas pouca produção).Existe também a anemia falciforme( essa não tem como simplificar muito. Corresponde a má formação das células,onde elas tem uma forma de foice).Quantidade elevada de hemácias causam a Eritrocitose que indica policitemia(que é o oposto da anemia, pode aumentar a espessura do sangue, reduzindo a sua velocidade de circulação e acaba dando um bafafá no seu organismo e você fica mal pacas);
Hemoglobina é a proteína que dá pigmentação do sangue...o que dá aquele vermelhin bonitin que chama tanto atenção  dos "eclipses brilhosos" da vida. A falta de hemoglobina no sangue causa despigmentação no sangue, palidez e falta de oxigenação dos orgãos (e nem os bombeirões gostosões fazendo boca a boca vão ajudar ,tá);
Hematócrito ele faz o papel de balança científica inteligente de farmácia chique, que analisa a massa das células em relação ao sangue. Se a massa for baixa, é caso de anemia, se for alta, é caso de policitemia;
Volume Corpuscular Médio(VCM) é o raio X do sangue,onde analisa o tamanho e forma das células e diagnostica anemia(por exemplo a falsiforme). No exame pode está escrito Microcíticas (muito pequenas)ou macrocíticas(muito grandes). Ambas denunciam que algo está errado;
Hemoglobina Corpuscular Média(HCM) ela analisa o peso da hemoglobina dentro das hemácias,diagnosticando os tipos de anemia;
C.H.Glob. Média (concentração de hemoglobina corpuscular média) ela analisa a concentração do pigmento sanguíneo na célula. Pode vim no exame Hipocrômica (pouca pigmentação na célula) e Hipercrômica(pigmentação muito além do normal);
RDW variação de tamanho das celulas representando a percentagem de variação dos volumes obtidos (VCM).

Em seguida vem a série Branca que chamamos de LEUCOGRAMA que é feita a análise da quantidade de glóbulos brancos(almofadinhas felpudas e brancas) e a quantidade de cada leucócito.



Leucócitos por mm3: é o valor total de glóbulos brancos no sangue.Valores altos pode indicar infecções.Valores baixos indica alguma infecção na medula óssea, que pode ser viral ou de reações tóxicas;
Basófilos:  esse é o guarda costa do sangue.É o leucócito responsável pela imunidade e defesa do organismo.Um indivíduo normal só pode ser encontrado até 1%, passando disso é dado como processo alérgico;
Eosinófilos: esse é tipo daquelas amigas que te livra de caras chatos da night.É responsável pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções.Seu valor além do permitido pode indicar alergia ou parasitóide;
Neutrófilos: é tipo a faxineira do organismo. É encontrado mais no organismo adulto e é responsável pela defesa contra bactérias e fungos. Seu valor elevado pode indica infecções bacterianas ou virais;
Linfócitos: eu chamo ele de leucocito EMO-tivo,pois se o indivíduo anda estressado,deprimido e um tanto sentimentalista ao extremo, a quantidade dele cai muito,mas também sua quantidade em excesso causa infecção viral ou RARAMENTE leucemia;
Monócitos: é o bonzão,o super homem dos leucócitos. Ele colabora com outros glóbulos brancos na eliminação de tecidos mortos ou lesados, na destruição de células cancerosas e na regulação da imunidade contra as substâncias estranhas.Quando estão aumentados indica infecções virais(isso se o individuo não fez quimioterapia recentemente);
Contagem de Plaquetas : é o contador do Detran,responsável contagens das células que são responsáveis pela coagulação sanguínea,muitas vezes a queda brusca do valor das plaquetas pode indicar a dengue hemorrágica.

Bom gente, eu acho que é isso, vou dar uma pausa pra esfriar a memória que tanto ferveu relembrando minhas aulas da faculdade. Próximo post continuarei com a parte de glicose,colesterol e ácido úrico.
Boa semana a todos e cuidem da caixinha de surpresa que é esse corpitcho que a mamys lhe deram.
Abraços Efusivos e beijos no Cérebro...saudável!!!