Mostrando postagens com marcador Higiene. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Higiene. Mostrar todas as postagens

O banheiro e suas amigas bactérias



Wiiiiiiiiiiiii..olha eu aqui again...Buenas Noitches humanóides, como vocês estão? Espero que bem.
Bom, o post de hoje está mais pra um alerta do que um post de informação em si. Vamos fala de Bactérias (eca!) existentes no nosso banheiro que penamos tanto pra limpar toda semana. Por mais que lavamos bem ele, sempre tem algo que deixamos prá trás ou simplesmente não lavamos direito ou no tempo certo.

Mas qual à hora exata de dar uma limpada no banheiro? A resposta está na mosca. Não, não to maluca, mas prestem atenção numa coisa: 
Quem aí já não viu aquela mosquinha pequenininha que sempre aparece na parede do banheiro? Ninguém sabe de onde ela vem, não é, mas vira e mexe ela aparece lá.
Essa mosquinha aí em cima é Green Fly, ou mais conhecida como mosca-de-dreno e elas são inquilinas assíduas dos banheiros de vocês, pois lá elas encontram um banquete enorrrme para a sobrevivência das suas larvas. Onde? Nos ralos... Isso mesmo. Notem uma coisa: Na boca do ralo e nas paredes dos canos internos formam uma gelatina estranha não é? pois então, essa gelatina é constituída por bactérias. As moscas, por sua vez, depositam os ovinhos lá e ficam no banheiro de vigília. Daí os ovos eclodem e sai larvinhas que se alimentam daquela gelatina bacteriana até crescerem, se tornando moscas e assim continua esse ciclo. Elas são ofensivas? Não, podem ficar despreocupados disso, mas elas são ótimas indicadoras de que seu banheiro precisa de uma lavada urgente.

Eis uma dica de um biomédico ex professor meu de como se livrar da gelatina do ralo e consequentemente das moscas, você vai precisar de: água sanitária, detergente e água normal. Em um recipiente você coloca 2 copos de água e 8 gotas de detergente (já é mais que suficiente) em um outro recipiente você coloca um copo de água sanitária pra um copo de água. A solução da água com detergente vai servir pra você limpar o ralo e o cano, faça uso de uma escova e luva pra poder tirar toda a gelatina desses lugares. Depois disso você vai usar a segunda solução de para desinfetar o ralo... Não é preciso escovar. O ideal é fazer esse processo 1 vez por mês.

Outra coisa que não damos conta é a descarga. Quem de vocês não já fez ou faz isso: dar descarga com a tapa aberta? Pois é... Eeeis o perigo. Por quê? Na verdade a descarga meio que se torna um Spray gigante, duvida? Então façam o seguinte, pegue um espelho, coloque em cima do vaso, de descarga e depois olhe como ficou. Vai parece que pegou um borrifador e usou no espelho. Pois é, a descarga faz a mesma coisa, porém junto com a água, ela borrifa numa altura de 6 metros uma série de bactérias fecais, mas como seu banheiro não tem 6 m de altura, as bactérias ficam perambulando pelo seu banheiro por até 2 horas. Ta, até ai "tudo bem", e o que eu tenho haver com isso? Você não, mas suas escovas sim. É, se você coloca a sua escova em qualquer lugar que seja sem aquela capinha de proteção, as bactérias certamente vão parar lá de primeira, e como elas são invisíveis a olho nu, você usará a escova normalmente. Isso até explica o porquê de, às vezes, alguém na sua casa está com diarréia e várias pessoas começam a ter logo em seguida, onde julgam ser uma virose que não sabe de onde pegou... Mas agora sabem.

Então, pra evitar isso, nunca guarde sua escova sem a proteção das cerdas, nunca a guarde molhada ou a enxugue na toalha de banho... Sempre dê aquela batidinha pra tirar aquele excesso de água pra depois guardá-la... E sempre respeite a validade de uso: 2 meses para de adulto e 1 mês pra de criança (elas tendem a morder as cerdas). Você pode também fazer uma esterilização com uma substância chamada prepara pra sopa de letrinha Gluconato de Clorexidina a 0,12% calma que tem na farmácia. Só colocar 3 gotinhas sempre após cada escovação e pronto, já está esterilizada.

É pessoal, por mais que limpemos a nossa casinha, sempre tem um lugarzinho pra essas amiguinhas aparecer e nos pregar uma peça. E vocês que são meus queridos pupilos não vão me dar uma desfeita dessas vacilando desse jeito, não é. Então, já pro banheiro dar uma geral lá!

Abraços Efusivos e Beijos no Cérebro... Livre das mosquinhas!


E lá se foi a umidade


Buenas humanóides! estreiando o 1º post programado ohhhh =op .O post de hoje está em estado de emergência! Calmaê que não to morrendo..ainda, mas muitos outros devem estar sim nesse calor de tostar calor esse que não chegou aqui, detalhe que vivo no nordeste,precisamente em pernambuco e aqui ta uma friaca desgracenta.

Bom gente, já ouvimos em vários noticiários, notinhas da internet e etc que a umidade principalmente no centro oeste e sudeste do Brasil não está lá das melhores, ou melhor, beeeem abaixo do que é considerado normal (40 % á 60 %), e que isso traz consigo uma sééérie de problemas, dentre os mais graves o problema respiratório.
Entonses eu, como uma profissional da saúde ...uuiaaa ...trago a vocês umas diquinhas pra amenizar esse estrago em pleno inverno meio primavera meio verão maluco.

1º Beba bastante água.O ideal é tomar 2L por dia num dia de clima normal.Porém, com essa secura maluca aí, é aconselhavel duplicar essa quantidade. Ande com uma garrafinha de suco ou água normal ou de coco (que é um soro natural,alimenta e hidrata mais). Evite água com gás, com algum tipo de sabor e energéticos, pois ele tem grande quantidade de sódio(sal) e outras substâncias e isso não é muito bom num clima assim... próximo item eu explico.

2º Evite fast-food.Pois é... Além de muito gorduroso, esses tipos de comidas tem muito sódio em sua composição, fazendo com que o corpo retenha líquidos, piorando em até 3 vezes o estrago feito pela escassez de umidade. Ao invéz disso, abuse das verduras e frutas suculentas, elas ajudam na hidratação também.

3º Dê uma arrumada na casa.Quanto mais seco o clima, mais proprícios são os aparecimentos de ácaros e fungos devido ao excesso de poeira levando assim problemas respiratórios graves como sinousite, faringite, laringite, broncopneumonia e etc. Eu mesmo um tempo atras tive uma crise de tonsilite aguda e fiquei 20 dias de molho por causa da poeira em excesso. No mínimo toda semana passe um pano úmido no piso e móveis isso ajuda a afastar a poeira melhorando bastante.

4º Sono mais fresco  calmaeee,ne nada disso hein. Quando for dormir use roupas leves,pois faz com que o corpo respire melhor e coloque uma bacia de água debaixo da cama, ou algumas toalhas molhadas na janela(se tiver) ou em qualquer outro lugar PelamorrdeDeus troque-as no dia seguinte senão vai virar uma nhaca só. Isso ajuda a manter o quarto úmido proporcionando uma noite de sono bem melhor.

5º Lubrifique e cuide dos olhos e nariz. Nesse clima maluco, a incidência de problemas  como conjutivite, irritações e outras infecções são comuns nos olhos, sem contar as irritações na faringe o que aumenta mais as incidências de problemas respiratórios mais sérios, então para evitar esse tipo de transtorno é aconselhavel utilizar 1 vez TODOS OS DIAS soro fisiológico normal(vende na farmácia ta) tanto para o nariz como para os olhos ...ou colírio... sendo que este último deve ser prescrito por um oftalmologista. E sempre que sair use óculos escuros.

6º Fique de olho na pele: escamações,rachaduras e etc vão aparecer sim, e muuuito. O que você deve fazer é se lambuzar...isso mesmo...se lambuze, se sinta a gostosa...faça feito a Xuxa no comercial dos cremes lá... se possível tome um banho de creme hidratante e filtro solar para evitar esses tipos de lesões na pele. 
Sempre ande com uma caixinha de lencos umidecidos na bolsa pra que vez ou outra você possa ficar passando sobre o rosto, tirando as impuresas, lubrificando os poros e fazendo-os respirarem melhor. 
No banho evite usar buchas ou esponjas pois, isso vai agredir ainda mais a pele. E nada de banho quente (nesse calor impossivel né), já basta ta descascado e você ainda vai querer se cozinhar, não pode ne!

7º Se liga no horário : Evite sair no horário de pico do sol: entre as 10 e até as 15 e se sair faça o esqueminha 1, 2 e 6. Isso faz com que a pele sofra menos danos, já que ela está sofrendo de sede... e sofrer de queimadura já é prejuizo demais.

E por fim, curta o dia mesmo nessa escassez toda. Com esses cuidados aí, você diminue bastante uma estadia num hospital ou até mesmo uma inalação.
Mas lembrando não sou médica,ta gente...só estou ajudando aqui. Não estou mandando ninguém suspender remédios nem nada...isso são dicas para pessoas aparentemente saudavéis ...sem algum problema grave.


Abraços efusivos e beijos no cérebro...molhadiinho!! uuiii

Os segredos Ocultos da Esponja de prato

Iaewwww humanóides! Bom, sei que andei sumida pra caaraamba,mas tava passando por uma série de coisitas,e que aos poucos estão se resolvendo o/.
Hoje irei falar de uma coisa que usamos muuuito todos os dias e que muitas pessoas meio que fazem coleção por incrível que pareça tem gente que faz mesmo. Aquela nossa amiga e companheira de todas as pias de cozinha: A esponja de prato.

Mas o que ela tem demais além de lavar prato ou fazer aquela espuminha que as crianças adoram brincar? Bem mais bactérias que vocês imaginam, cerca de 10 mil  por centímetro quadrado!!! Daí me perguntam: "bactérias!? por que se ela vive limpa?" ou "eu lavo bem lavada antes de guardá-la em cima do sabão" ...Aaaííí meus caros que vocês se enganam...em menos de uma semana ela pode se tornar uma colônia  de férias permanente para as bactérias,aumentando em 90% as suas chances de ter uma intoxicação alimentar.Duvidam?então saca só o esquema...

Vamos imaginar o seguinte: Um lugar lindo, espaçoso...com vááárias opções de moradia, onde você pode ir entrando e tomando conta sem medo de ser despejado, com comida  BOA  e abundante, água TRATADA e abundante também, umidade e ventilação super adequada e de graça!!!...É um sonho de qualquer um morar num lugar desses, não é? Agora imaginem outra coisa: a esponja. não,não to ficando louca... Imaginem o que a esponja oferece: muuito espaço que são os poros que formam-na , comida que são os resíduos de alimento dos pratos que lavamos, água tratada e sabão do boommm... Sem contar naquela umidadezinha gostoooosa ideal pra não morrer de calor e aquele ventinho fresco arejando o local... Isso sim que é hotel de luxo,hein! Pois é...A tão inofensiva esponjinha (mesmo aquelas  ditas antibactericida) oferece tudo isso pra um brotamento quase instantâneo de bactérias, fungos e afins.


Eis aqui a foto de um dos inquilinos residentes na esponja... Bonitão ele né?. Ele é do tipo bofe cafageste...marca presença e ainda por cima faz um estraaaago só. Outros 2 inquilinos muito conhecidos são Escherichia coli e a Staphylococcus aureus,(os mesmos do teclado) que são responsáveis por gastroenterite, infecções urinárias e infecções hospitalar, a segunda bactéria em especial está associada a meningite, pneumonia, septcemia.


Mas o que fazer pra se livrar dessas benditas? Bom, primeiro que é quase impossível,maass sempre se dá um jeito a curto prazo que ajuda a evitar esse tipo de "coleção de biólogo maluco" na sua casa:

1- Esterelização: Como no caso post do teclado, sabemos que a bactéria não aguenta temperaturas elevadas, tanto fria como quente, então, uma vez por dia você pode fazer o seguinte: a noite, quando você terminar de lavar a louca do dia, com ela limpinha e  bem espremida, pegue uma panela com água fervendo e jogue a esponja lá, sem dó nem piedade taque a bendita lá dentro e conte até 60. Ou você pode dar um banho "tcheco" na esponja com água + 2 colheres de água sanitária. Depois desses procedimentos, pegue-a e pra não se queimar  ou ficar com aquele cheirinho "agradável" nas mãos, bote na água corrente até esfriar ou tirar a água sanitária por completo, esprema bem e bote pra secar. Pelamorrrdedeeeus não coloque ela em cima da pia, ou no porta esponja ou em cima do sabão que não vai dar em nada o que você fez, bote num lugar seco ou pendure ela no varal que é melhor. Isso faz com que ela dure no máximo 10 à 15 dias sem tanto motel de luxo bacteriano.

2- $$: Agora se você não tem a mínima coragem de ficar fazendo a esterilização todos os dias e prefere arrumar um jeito de ficar dando um pulinho no mercado pra dar uma paquerada no carinha delicinha que embala as mercadorias ou na guria lá do caixa, então num período  de  no máximo 15 em 15 dias troque a esponja por uma nova. Melhor gastar 0,50 centavos toda semana numa esponja nova do que 50 reais em remédios pra dor de barriga,sem contar que além de ficar de bem com a saúde, quem sabe aquele carinha lá do mercado te da bola e passa o número dele pra vocês sairem, pelo menos não tem desculpa de dar o bolo né.

Essa dica vale também pros panos de prato!

Bom gente, acho que agora vocês vão ficar mais atento as coisas ocultas que ocorrem debaixo dos vossos narizes. Atenção para as coisas mínimas tá, até porque não mata ninguém e ajuda bastante,não é... Entonsses já pra pia catar as esponjas!!!

Abraços efusivos e beijos no cérebro... Antibactericida

Teclado Nosso de Cada Dia...


Buenos dias humanóides. Hoje o dia está uma friaca desgraçenta por aqui,povo ficando tudo gripado ...tosse pra lá, espirro pra cá...uma enxurrada de bactérias voando e isso me fez lembrar de uma aula de Higiene e saúde do meu querido prof. Sergivaldo Leite e também do meu amado Antônio Gouveia -Ô biomédico- onde  falara sobre o amigo nosso que usamos todos dias,seja no trabalho, seja em casa : O computador.


Mas o que o computador tem haver com isso que falei acima? muuita coisa,meus caros. Não falo do pc em si,mas no teclado. Ele pode conter mais bactérias por polegada quadrada do que o tampo da sua privada (e vocês sabem o que vai pra privada ne),pois então.Prova maior são essas fotos abaixo comparando bem


                    
Bactérias e fungos coletadas de um banheiro publico.                   Bactérias e fungos de um teclado de computador

Agora vamos raciocinar juntos: qual das duas imagens é mais assustadora??Nem precisa responder não é,mas vou continuando a te assustar..ops,alertar.No teclado, antes de fazer a coletagem, encontramos a olho nu,digamos assim, resto de comidas, cabelo, resto de pele morta, poeira e umas coisas que não identificamos,mas na segunda imagem, após a coletagem,encontramos dentre várias bacterias, a (preparem-se pra sopa de letrinha) Escherichia coli e a Staphylococcus aureus, que são responsáveis por gastroenterite, infecções urinárias e infecções hospitalar, a segunda bactéria em especial está associada a meningite,pneumonia, septcemia.Sem contar nas enterobactérias que pode produzir envenenamento.Pois é gente, tem coisas debaixo dos nossos dedos que nem fazemos idéia do que existe lá.

Calma, pra tudo tem uma solução a curto prazo (isso vai depender da sua intimidade com a higiene). Sabemos que bactérias não são la adeptas a temperaturas elevadas (sejam elas fria demais ou quente demais) e sabemos também que se jogarmos água no teclado, além de acabar com o coitado, vai piorar mais ainda a situação. PORÉM tem uma coisa bem mais pratica,menos bagunçada e que seu teclado fica limpo,inteiro e sem bactéria.O salvador é o secador!!

Dica de um Biomédico: Numa frequência de 15 em 15 dias, pegue seu notebook ou teclado, e com o secador na temperatura mais alta que tiver passe-o pelo teclado. Isso faz com que elimine 99 % das bactérias nocivas do seu computador. Outra coisa é evitar comer, fumar e fazer outras coisas em cima do teclado, até porque existem lugar apropriado pra fazer esta função,não é.

Então, gente nossa de cada dia,a vida é fácil se levar de um modo higienicamente correto.Você não vai querer ficar morando num banheiro ou até parar num hospital por uma mera poeirazinha no seu pc,não é.
Tenham todos um bom dia...e uma boa faxina.

Abraços efusivos e Beijos no Cérebro



Post Oficial : Já comeu alface hoje??

Bom gente, como falei no post anterior, eu iria postar umas informações(dentre outras coisas importante) pra vos ajudar tirando dúvidas que nem vocês sabiam que tinham (OOHH). Esse post de agora é em homenagem ao meu querido ex professor de Higiene e Saúde: Sergivaldo Leite (seu rubronegro maldito e falador, to com saudades de você viu) Entonsses,vamos dar início a chuvarada de informação (aÊÊÊ).
 
Bom, muito de vocês já ouviram falar em alface né (não,qué isso...magiina) que ela é rica em fibras, ajuda emagrecer, alem de ser essencial numa alimentação balaceada pro ser humano...agora se eu te contar uma babado horrivel dela O.o (não fiquem com medo..ainda)

Imagine ouvir de alguém que comer salada pode fazer mal. Você na certa não daria o menor crédito. Já que conhece muita das propriedades nutricionais das verduras. Sim, elas existem e isso ninguém discute. Mas, se as folhas não forem muitíssimo bem lavadas, todas as suas decantadas virtudes, fique você sabendo, caem por terra. Nesse caso, em vez de fonte de tantos nutrientes indispensáveis, elas passam a ser uma verdadeira ameaça. Lá no cantinho mais insuspeito de uma alface, por exemplo, pode se esconder um ovo capaz de transmitir a neurocisticercose – uma doença perigosíssima que surge quando a larva da tênia, aquele parasita que infecta o porco e o intestino humano, se instala no cérebro. 
Antes que você diga que isso na certa é problema de quem vive na zona rural, dos que não têm acesso a condições mínima de higiene ou ainda daqueles que adoram uma carne de porco mal passada, é bom desfazer esses mitos. Só para se ter uma idéia, um estudo recente feito em uma comunidade de judeus ortodoxos em Nova York mostrou que ali também havia casos da doença. Como explicar a cisticercose num grupo de pessoas que não come carne de porco de jeito nenhum, num dos países mais ricos do mundo? Pois é, a doença não tem fronteiras nem discrimina grupos de qualquer espécie. “Calcula-se que haja uns 400 mil casos sintomáticos na América Latina”, conta o neurologista Ronaldo Abraham, do Hospital das Clinicas paulistano. No mundo, são cerca de 50 milhões. Números nada desprezíveis, você há de convir. E isso sem falar na multidão de infectados que não apresenta nenhum sinal da doença. Por incrível que pareça, esses vermes, como todo bom parasita, laçam mão de vários mecanismos para enganar nosso sistema imunológico. E eles podem ficar bem instalados dentro da gente, sem se manifestar, por até cinco anos. Não precisa motivo melhor para lavar as folhas como se deve, precisa?
P.S: lembram daquele caso de Malu Mader que ela estava com suspeita de câncer no cerebro, e no fim das contas não era nada de câncer? pronto, era isso... uma ''mal comida'' (no bom sentido,ta gente).


Como o danado do parasita consegue chegar ao cérebro de um cidadão qualquer? É simples: há um grande contingente de pessoas – algo entre 1% e 3% da população brasileira – que carrega no seu intestino a famosa tênia. Esse verme, que mede 2, 3 metros de comprimento, libera anéis com milhares de ovinhos nas fezes da vítima. Se essas fezes caem no ambiente – ou em um esgoto não tratado –, facilmente chegam aos rios e fontes de água que irrigam as lavouras. As verduras fechadas, como a alface, são as mais afetadas, pois os ovinhos acabam presos no seu interior. Para piorar, eles são altamente resistentes e podem sobreviver até dois anos nas piores condições.  
Uma pesquisa feita pelo instituto de defesa do consumidor, o idec, reforça os motivos para lavar muito bem as folhas: é alto o índice de contaminação por coliformes fecais em verduras encontradas em estabelecimentos na Grande São Paulo. Das vinte e cinco amostras analisadas, nove estavam contaminadas. E o mais incrível é que o estudo só analisou hortaliças higienizadas, aquelas que vêm embaladas em saquinhos, prontas para o consumo e que a gente pensa que pode comer sem medo. “Não pesquisamos a presença de parasitas como a tênia”, admite Murilo Diversi, especialista em alimentos do idec. “Mas é provável que também estejam lá”.  
É incrível a desenvoltura desses inimigos invisíveis. Se você ingerir uma verdura contaminada, os ovos vão para o estômago. O suco gástrico, então, se encarrega de derreter a casca, liberando os embriões dos vermes. Minúsculo, os intrusos conseguem atravessar as paredes e caem adivinhe onde? Na circulação. Nosso corpo está preparado para combatê-los, mas vencê-los é uma outra história. Isso vai depender do equilíbrio de forças entre os soldados do sistema imunológico e o exército de parasitas invasores. Uma vez dentro do organismo, eles podem se instalar nos mais variados locais – nos músculos, nos olhos ou no coração, por exemplo. “O cérebro é o lugar preferido deles, pois oferecem condições ideais de abrigo”, adianta Luis dos Ramos Machado, chefe do ambulatório de doenças neuroinfecciosas do Hospital das Clinicas de São Paulo. Há registro de casos em que se encontraram – pasme! – 450 deles na massa cinzenta. É que o tecido – mole, esponjoso e muito bem irrigado – tem tudo o que precisam para sobreviver. Além disso, o cérebro fica sob a proteção da caixa craniana. Livre de incômodos e com alimento de sobra, os embriões se desenvolvem e formam os cisticercos – larvas do tamanho de um feijão.  
Os problemas acontecem quando a larva envelhece e o corpo começa a reagir pra valer. Surge uma inflamação que pode resultar em convulsões, crises epilépticas, aumento de pressão no cérebro e comprometimento de suas funções. “O sintoma vai depender de onde está o verme”, esclarece o neurologista Afonso Neves, da Universidade Federal de São Paulo. Dependendo do local onde o bandido se aloja, pode até matar. Há varias formas de controlar o mal – desde medicamentos até cirurgias. Ocorre que o próprio tratamento pode comprometer o cérebro. Portanto, vale a velha máxima: prevenir é o melhor remédio.
HIGIENE SOB MEDIDA 
Lave folha por folha, em água corrente, com o talo para baixo para não espalhar os ovos que possam estar embaixo. Como eles ficam bem aderidos, use uma escovinha para removê-los. As folhas enrugadas, como a alface crespa, merece atenção especial. Para eliminar outros microorganismos você pode mergulhar as verduras durante 15 minutos em hipoclorito de sódio ou água sanitária (uma colher de sopa por litro de água). Antes do consumo, lave em água corrente mais uma vez. Esqueça o vinagre: ele não tem poder de fogo contra esses bichos.
O diagnóstico é mais que simples: exames como a ressonância magnética ou a tomografia mostram claramente o parasita. As imagens são bem características e não costumam deixar margem a dúvidas. O médico também faz a análise do líquor, o liquido produzido no cérebro e que circula pela coluna.

Estes são os estados brasileiros com maior índice de contaminação: São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso
 

(Fonte:Revista Saúde é Vital.) 



Espero que tenham gostado dessa informação...garanto que vão prestar atenção no que estão pondo na boca (me refiro na hora de se alimentarrr ta... e não em ocasiões "especiais" :p) 
Bom gente, agora vou-me..
Abraços efusivos e beijos no cérebro