Afastamento do blog



Gente, sei que prometi a vocês a continuação da série de postagens sobre exames médicos,mas por motivos de forma maior (mais uma baita crise de Tonsilite agudíssima) eu vou ficar afastada por umas semaninhas pra me tratar.
Assim que a coisa voltar ao seu normal, eu volto e posto o prometido ta.
Sorry Again e boa semana pra vocês
P.S: enquanto isso, as interessadas podem ler esse post do Só Prazamiga. Achei super interessante (já que eu não entendo nada de moda)
Só Prazamiga: Subindo a saia!: "A seção fashiontastic está começando. E nela eu vou falar do que é moda, do que é palhaçada e do que é tendência! Estão prontos? O conceito..."
 

 Abraços Efusivos...beijos no cerebro e até a volta.

Decifrando os Exames Médicos Parte I : O Hemograma


 Buenas tardes, humanóides!É...também percebi que estou um tanto preguiçosa pra atualisar este blog aqui,mas fazer o que?eu quero evitar a fadiga =op. Brincadeira gente, na verdade eu estava ajudando uma amiga de blog numas ideias pr'um post dela.Mas,voltando ao que vos falo...em homenagem ao meu Nerd,namorido e perdido favorito, que me deu um baita susto essa semana depois de fazer o check-up.O post de hoje vai explicar sobre aqueles exames malucos que o nosso cardiologista, endocrinologista, ginecologista e etc de "istas" nos encaminham pra fazer e no fim das contas você não entende nada do que está escrito e nem o que vai causar ou não causar. Se preparem que lá vai uma crise biologuística de laboratório (adoooooro). 

Aviso: sou uma mera Bióloga,não sou Médica. Não tenho especialidade e nem licença para diagnosticar doenças e nem coisas afins. Estou fazendo isso para esclarecimento dúvidas.

O primeiro de todos, mais comum e mais pedido é o HEMOGRAMA.
O que este bendito nome horrorível faz?
 Primeiro que os médicos pedem esse exame para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença como anemia e infecções de diversos tipos.
Hemograma nada mais é a análise das variações quantitativas e morfológicas dos elementos do sangue, ou seja, ele vê se a quantidade e os formatos das células estão okay. Mas quem são essas células: Hemácias(glóbulos vemelhos) que parecem umas almofadinhas vermelhinhas achatadas,leucocitos(glóbulos brancos) que parecem almofadinhas brancas redondinhas e felpudas e plaquetas(células de coagulação) umas micro plaquinhas que ficam flutuando por aí.


A primeira coisa que aparece no Hemograma é a Série vermelha ERITROGRAMA onde ele examina a quantidade de hemácias e a concentração de hemoglobina.


No Eritrograma você encontra as Hemácias(as almofadinhas vermelhinhas) e sua quantidade normais de acordo com o sexo e a idade. Quantidade baixa de hemácias causam anemia normocitica(simplificando esse palavrão ai,nada mais é que a anemia normal, onde as células tem tamanho normal,mas pouca produção).Existe também a anemia falciforme( essa não tem como simplificar muito. Corresponde a má formação das células,onde elas tem uma forma de foice).Quantidade elevada de hemácias causam a Eritrocitose que indica policitemia(que é o oposto da anemia, pode aumentar a espessura do sangue, reduzindo a sua velocidade de circulação e acaba dando um bafafá no seu organismo e você fica mal pacas);
Hemoglobina é a proteína que dá pigmentação do sangue...o que dá aquele vermelhin bonitin que chama tanto atenção  dos "eclipses brilhosos" da vida. A falta de hemoglobina no sangue causa despigmentação no sangue, palidez e falta de oxigenação dos orgãos (e nem os bombeirões gostosões fazendo boca a boca vão ajudar ,tá);
Hematócrito ele faz o papel de balança científica inteligente de farmácia chique, que analisa a massa das células em relação ao sangue. Se a massa for baixa, é caso de anemia, se for alta, é caso de policitemia;
Volume Corpuscular Médio(VCM) é o raio X do sangue,onde analisa o tamanho e forma das células e diagnostica anemia(por exemplo a falsiforme). No exame pode está escrito Microcíticas (muito pequenas)ou macrocíticas(muito grandes). Ambas denunciam que algo está errado;
Hemoglobina Corpuscular Média(HCM) ela analisa o peso da hemoglobina dentro das hemácias,diagnosticando os tipos de anemia;
C.H.Glob. Média (concentração de hemoglobina corpuscular média) ela analisa a concentração do pigmento sanguíneo na célula. Pode vim no exame Hipocrômica (pouca pigmentação na célula) e Hipercrômica(pigmentação muito além do normal);
RDW variação de tamanho das celulas representando a percentagem de variação dos volumes obtidos (VCM).

Em seguida vem a série Branca que chamamos de LEUCOGRAMA que é feita a análise da quantidade de glóbulos brancos(almofadinhas felpudas e brancas) e a quantidade de cada leucócito.



Leucócitos por mm3: é o valor total de glóbulos brancos no sangue.Valores altos pode indicar infecções.Valores baixos indica alguma infecção na medula óssea, que pode ser viral ou de reações tóxicas;
Basófilos:  esse é o guarda costa do sangue.É o leucócito responsável pela imunidade e defesa do organismo.Um indivíduo normal só pode ser encontrado até 1%, passando disso é dado como processo alérgico;
Eosinófilos: esse é tipo daquelas amigas que te livra de caras chatos da night.É responsável pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções.Seu valor além do permitido pode indicar alergia ou parasitóide;
Neutrófilos: é tipo a faxineira do organismo. É encontrado mais no organismo adulto e é responsável pela defesa contra bactérias e fungos. Seu valor elevado pode indica infecções bacterianas ou virais;
Linfócitos: eu chamo ele de leucocito EMO-tivo,pois se o indivíduo anda estressado,deprimido e um tanto sentimentalista ao extremo, a quantidade dele cai muito,mas também sua quantidade em excesso causa infecção viral ou RARAMENTE leucemia;
Monócitos: é o bonzão,o super homem dos leucócitos. Ele colabora com outros glóbulos brancos na eliminação de tecidos mortos ou lesados, na destruição de células cancerosas e na regulação da imunidade contra as substâncias estranhas.Quando estão aumentados indica infecções virais(isso se o individuo não fez quimioterapia recentemente);
Contagem de Plaquetas : é o contador do Detran,responsável contagens das células que são responsáveis pela coagulação sanguínea,muitas vezes a queda brusca do valor das plaquetas pode indicar a dengue hemorrágica.

Bom gente, eu acho que é isso, vou dar uma pausa pra esfriar a memória que tanto ferveu relembrando minhas aulas da faculdade. Próximo post continuarei com a parte de glicose,colesterol e ácido úrico.
Boa semana a todos e cuidem da caixinha de surpresa que é esse corpitcho que a mamys lhe deram.
Abraços Efusivos e beijos no Cérebro...saudável!!!



Revolta de uma Ambientalista! Caso: O lixo

Bom dia gente. Hoje esse post vai ser mais revoltado que o normal. Na verdade eu nem sabia o que iria postar essa semana,mas depois de uma série de coisas que  os Hospedes temporários daqui fizeram,me deixando mais atacada, resolvi o que postar.
Assunto de hoje: Coleta seletiva!!! Uma coisa tão simples de fazer e que a maioria do povo tem preguiça ou até mesmo acham isso uma balela ou modinha da vez.

Mas nos dias de hoje, isso é considerado tão importante quanto o seu exame de rotinha...Pois bem gente, uma coisa tão fácil de se fazer e que traz benefícios pra o mundo, inclusive pra você.

Uns 10 anos atrás, um professor meu de química do ensino médio me disse uma vez: "A cultura vem do mundo.Você conhece alguém pelo que ela come, e conhece a família inteira pelo seu lixo"...isso não deixa de ser verdade. Quantas pessoas instruídas, renomadas, com altos diplomas fazem despeito com o meio ambiente (o mais famoso e comum é Obama onde o seu pais é responsável não só pelo petróleo no golfo,mas também pelo Lixão do Pacífico iniciado na Costa da California...e o que ele fez até agora? Nada. Sem contar o despeito que ele tem sobre o aquecimento global...e ainda faz isso com estilo norte americano de ser). E,por incrível que pareça, os menos favorecidos são os que respeitam mais.

Você já viu algum "aDEvogado"  ou um médico catando lixo reciclável? Não né...a maioria acharia isso um absurdo, pois ele não tem necessidade disso. Pois é, fora os conscientizados, os mais pobres e até mesmo os que vivem na rua são os que mais respeitam, porque eles tem noção de que o mundo é a casa deles:onde os acolheu, deu abrigo e que por isso tem a obrigação de cuidar dela...e não que o mundo é um AP de luxo que você faz o que quer e no fim do dia vem sempre a faxineira pra dar um jeito na sua bagunça.

Outro grande exemplo é a uma cidadezinha da Dinamarca, onde, além de ser obrigatório a coleta seletiva, de uma forma altamente moderna, onde tubos acoplados nas lixeiras percorrem o subterrêneo da cidade inteira, cuja função é sugar o lixo jogado, direcioná-lo a um ponto de recolhimento de lixo e lá é tratado e se necessário, despresado. Você não vê um papelzinho de bala no chão. E o melhor, sem ratos, baratas e doenças proviniente do lixo. Isso sim é viver com estilo!!!

Pensem bem nisso, gente. Não custa nada você por um lixeiro ou uma sacola separada pro lixo não orgânico.

O mundo merece bem mais que palavras bonita de candidatas a miss universo.

Abraços efusivos e Beijo no Cérebro...Consciente!!!

Teclado Nosso de Cada Dia...


Buenos dias humanóides. Hoje o dia está uma friaca desgraçenta por aqui,povo ficando tudo gripado ...tosse pra lá, espirro pra cá...uma enxurrada de bactérias voando e isso me fez lembrar de uma aula de Higiene e saúde do meu querido prof. Sergivaldo Leite e também do meu amado Antônio Gouveia -Ô biomédico- onde  falara sobre o amigo nosso que usamos todos dias,seja no trabalho, seja em casa : O computador.


Mas o que o computador tem haver com isso que falei acima? muuita coisa,meus caros. Não falo do pc em si,mas no teclado. Ele pode conter mais bactérias por polegada quadrada do que o tampo da sua privada (e vocês sabem o que vai pra privada ne),pois então.Prova maior são essas fotos abaixo comparando bem


                    
Bactérias e fungos coletadas de um banheiro publico.                   Bactérias e fungos de um teclado de computador

Agora vamos raciocinar juntos: qual das duas imagens é mais assustadora??Nem precisa responder não é,mas vou continuando a te assustar..ops,alertar.No teclado, antes de fazer a coletagem, encontramos a olho nu,digamos assim, resto de comidas, cabelo, resto de pele morta, poeira e umas coisas que não identificamos,mas na segunda imagem, após a coletagem,encontramos dentre várias bacterias, a (preparem-se pra sopa de letrinha) Escherichia coli e a Staphylococcus aureus, que são responsáveis por gastroenterite, infecções urinárias e infecções hospitalar, a segunda bactéria em especial está associada a meningite,pneumonia, septcemia.Sem contar nas enterobactérias que pode produzir envenenamento.Pois é gente, tem coisas debaixo dos nossos dedos que nem fazemos idéia do que existe lá.

Calma, pra tudo tem uma solução a curto prazo (isso vai depender da sua intimidade com a higiene). Sabemos que bactérias não são la adeptas a temperaturas elevadas (sejam elas fria demais ou quente demais) e sabemos também que se jogarmos água no teclado, além de acabar com o coitado, vai piorar mais ainda a situação. PORÉM tem uma coisa bem mais pratica,menos bagunçada e que seu teclado fica limpo,inteiro e sem bactéria.O salvador é o secador!!

Dica de um Biomédico: Numa frequência de 15 em 15 dias, pegue seu notebook ou teclado, e com o secador na temperatura mais alta que tiver passe-o pelo teclado. Isso faz com que elimine 99 % das bactérias nocivas do seu computador. Outra coisa é evitar comer, fumar e fazer outras coisas em cima do teclado, até porque existem lugar apropriado pra fazer esta função,não é.

Então, gente nossa de cada dia,a vida é fácil se levar de um modo higienicamente correto.Você não vai querer ficar morando num banheiro ou até parar num hospital por uma mera poeirazinha no seu pc,não é.
Tenham todos um bom dia...e uma boa faxina.

Abraços efusivos e Beijos no Cérebro



Estou de volta

Iaew pessoas!!É, andei um tento sumidaça devido a forças REALMENTE maiores que aconteceram a exatos 21 dias atrás.O findi...ops, a cidade onde resido foi uma das atingidas pelas enchentes de PE que vocês devem ter visto no jornais pela TV afora.A agonia foi muita, por vários dias ficamos sem luz,água, comunicação em geral.Aos poucos...bem pouco,mas coisas estão(ou pelo menos) tentado voltar.Graças a Dios aqui em casa não fomos atingidos diretamente pela água,mas sofremos pequenas sequelas,pois perdemos tudo em relação a emprego comercial.

A cidade está parada e caótica.Ainda existem ruas que não foram limpas;pessoas saqueando (é, eles encontram coisas pra roubar...até mesmo o parte do encanamento da rua que ficou exposta);doações estão sendo "colecionadas" pela prefeitura,pois eles arrecadam, jogam numa salona e la ficam...enquanto tem pessoas que estão necessitadas de roupas, água e cesta básica; familiares tentam mandar mantimentos,porem são barrados por policias a mando da prefeitura onde os mantimentos são retidos por eles;muito dos grandões(governado,vereadores,ministros e cia) aparecem, falam bonito,iludem,mas no fim das contas é só balela...a cidade literalmente ruiu diante os olhos do mundo...e assim ela continua.
É uma situação um tanto delicada...tem gente que vibrar por isso ter acontecido e outros choram por não ter conseguido fazer nada...Mas a vida caminha de acordo com os trilhos que vamos formando.
Boa sorte pra nós, e ate a proxima

Primeiro Selinho *-*

 Gentemmm, recebi meu primeiro selinhoooo *-* (Calmaeee,não é nem um dos 2 selos indecentes que vocês estejam pensando).
É uma forma de agradecimento do pessoal que te acompanha...e o que você deve fazer com esse selo?

1) Dizer quem o ofereceu (linkar o blog)
2) Dizer o que pensamos sobre essa pessoa
3)Oferece-lo a 10 meninas

O meu foi enviado pela Betinha do blog Desbaguçando . Uma amiga de lonnnge que eu conheci pelo acaso (namorido).Forte,guerreira,que apesar das contadições que o mundo a oferece, ela -mesmo triste- mostra quem tem muito pra aprender e pra dar também.Obrigada minha lindaaaa, e parabens pelo blog.

Eu ofereço a:
The Girls
Room oh the desire
Space Rock
Prazamiga
3x30 - sonteira,casada,divorciada.
Ju e Lari
Minhas criações

Os clichês dos diferentes gêneros do rock

Iaeww gente..to aqui mas não pra falar de saúde,(até porque a minha não ta la essas coisas),mas pra postar uma coisa engraçada que eu vi há anoss atras.Eu ri demais meu, é muuuito bom, espero que gostem.



A SITUAÇÃO:
"No alto do castelo, há uma linda princesa - muito carente - que foi ali trancada, e é guardada por um grande e terrível dragão"
OS DESFECHOS NA ABORDAGEM DE CADA ESTILO:

 METAL MELÓDICO:O protagonista chega ao castelo num cavalo alado branco, escapa do dragão, salva a princesa, fogem para longe e fazem amor.

TRUE METAL:O protagonista chega no castelo e vence o dragão em uma batalha justa usando uma espada. Banhado no sangue do dragão, transa com a princesa.

TRASH METAL:O protagonista chega no castelo, duela com o dragão,salva a princesa e transa com ela.

HEAVY METAL:O protagonista chega no castelo numa Harley-Davidson, mata o dragão, enche a cara de cerveja com a princesa e depois transa com ela.

FOLK METAL:O protagonista chega acompanhado de vários amigos e duendes tocando acordeon, alaúde, viola e outros instrumentos estranhos. Fazem o dragão dormir depois de tanto dançar, e vão embora, sem a princesa, pois a floresta está cheia de ninfas.

VIKING METAL:O protagonista chega em um navio, mata o dragão com um machado, assa e come. Estupra a princesa, pilha o castelo e toca fogo em tudo antes de ir embora.

DEATH METAL:O protagonista chega, mata o dragão, transa com a princesa, mata a princesa e vai embora.

BLACK METAL:Chega de madrugada, dentro da neblina. Mata o dragão e empala em frente ao castelo. Sodomiza a princesa, a corta com uma faca e bebe o seu sangue em um ritual até matá-la. Depois descobre que ela não era mais virgem e a empala junto com o dragão.

GORE:Chega, mata o dragão. Sobe no castelo, transa com a princesa e a mata. Depois transa com ela de novo. Queima o corpo da princesa e transa com ele de novo.

SPLATTER:Chega, mata o dragão, abre-o com um bisturi. Sodomiza a princesa com as tripas do dragão. Abre buracos nela com o bisturi e estupra cada um dos buracos. Tira os globos oculares da princesa e estupra as órbitas. Depois mata a princesa, faz uma autópsia, tira fotos, e lança um álbum cuja capa é uma das fotos.

DOOM METAL:Chega no castelo, olha o tamanho do dragão, fica deprimido e se mata. O dragão come o cadáver do protagonista e depois come a princesa.

WHITE METAL:Chega no castelo, exorciza o dragão, converte a princesa e usa o castelo para sediar mais uma “Igreja Universal do Reino de Deus”.

NEW METAL:Chega no castelo se achando o bonzão e dizendo o quanto é bom de briga. Acha que é capaz de vencer o dragão; perde feio e leva o maior cacete. Foge e encontra a princesa. Conta para ela sobre a sua infância triste. A princesa dá um soco na cara dele e vai procurar o protagonista Heavy Metal. O protagonista New Metal toma um prozak e vai gravar um disco “The Best Of”.

ROCK N'ROLL CLÁSSICO:Chega de moto fumando um baseado e oferece para o dragão, que logo fica seu amigo. Depois acampa com a princesa numa parte mais afastada do jardim e depois de muito sexo, drogas e rock'n roll, tem uma overdose de LSD e morre sufocado no próprio vômito.

PUNK ROCK:Joga uma pedra no dragão e depois foge. Pixa o muro do castelo com um “A” de anarquia. Faz um moicano na princesa e depois abre uma barraquinha de fanzines no saguão do castelo.  

GRUNGE:Chega no castelo e tem uma overdose de heroína.

PROGRESSIVO:Chega, toca um solo virtuoso de guitarra de 26 minutos. O dragão se mata de tanto tédio. Chega até a princesa e toca outro solo que explora todas as técnicas de atonalismo em compassos ternários compostos aprendidas no último ano de conservatório. A princesa foge e vai procurar o protagonista Heavy Metal.

HARD ROCK:Chega em um conversível vermelho, com duas loiras peitudas e tomando Jack Daniel's. Mata o dragão com uma faca e faz uma orgia com a princesa e as loiras.

GLAM ROCK:Chega no castelo. O dragão rí tanto quando o vê que o deixa passar. Ele entra no castelo, rouba o hair dresser e o batom da princesa. Depois a convence a pintar o castelo de rosa e a fazer luzes nos cabelos.

EMO ROCK: Com franginha no olho e cabelo lambido o progagonista chega no castelo,abraça o dragão,fala pra ele que o que fez foi feio e começa a chorar.O dragão se saco cheio,mata o protagonista, a princesa.Passa a usar lápis no olho,viu que ficou feio e se mata de desgosto.