Os segredos Ocultos da Esponja de prato

Iaewwww humanóides! Bom, sei que andei sumida pra caaraamba,mas tava passando por uma série de coisitas,e que aos poucos estão se resolvendo o/.
Hoje irei falar de uma coisa que usamos muuuito todos os dias e que muitas pessoas meio que fazem coleção por incrível que pareça tem gente que faz mesmo. Aquela nossa amiga e companheira de todas as pias de cozinha: A esponja de prato.

Mas o que ela tem demais além de lavar prato ou fazer aquela espuminha que as crianças adoram brincar? Bem mais bactérias que vocês imaginam, cerca de 10 mil  por centímetro quadrado!!! Daí me perguntam: "bactérias!? por que se ela vive limpa?" ou "eu lavo bem lavada antes de guardá-la em cima do sabão" ...Aaaííí meus caros que vocês se enganam...em menos de uma semana ela pode se tornar uma colônia  de férias permanente para as bactérias,aumentando em 90% as suas chances de ter uma intoxicação alimentar.Duvidam?então saca só o esquema...

Vamos imaginar o seguinte: Um lugar lindo, espaçoso...com vááárias opções de moradia, onde você pode ir entrando e tomando conta sem medo de ser despejado, com comida  BOA  e abundante, água TRATADA e abundante também, umidade e ventilação super adequada e de graça!!!...É um sonho de qualquer um morar num lugar desses, não é? Agora imaginem outra coisa: a esponja. não,não to ficando louca... Imaginem o que a esponja oferece: muuito espaço que são os poros que formam-na , comida que são os resíduos de alimento dos pratos que lavamos, água tratada e sabão do boommm... Sem contar naquela umidadezinha gostoooosa ideal pra não morrer de calor e aquele ventinho fresco arejando o local... Isso sim que é hotel de luxo,hein! Pois é...A tão inofensiva esponjinha (mesmo aquelas  ditas antibactericida) oferece tudo isso pra um brotamento quase instantâneo de bactérias, fungos e afins.


Eis aqui a foto de um dos inquilinos residentes na esponja... Bonitão ele né?. Ele é do tipo bofe cafageste...marca presença e ainda por cima faz um estraaaago só. Outros 2 inquilinos muito conhecidos são Escherichia coli e a Staphylococcus aureus,(os mesmos do teclado) que são responsáveis por gastroenterite, infecções urinárias e infecções hospitalar, a segunda bactéria em especial está associada a meningite, pneumonia, septcemia.


Mas o que fazer pra se livrar dessas benditas? Bom, primeiro que é quase impossível,maass sempre se dá um jeito a curto prazo que ajuda a evitar esse tipo de "coleção de biólogo maluco" na sua casa:

1- Esterelização: Como no caso post do teclado, sabemos que a bactéria não aguenta temperaturas elevadas, tanto fria como quente, então, uma vez por dia você pode fazer o seguinte: a noite, quando você terminar de lavar a louca do dia, com ela limpinha e  bem espremida, pegue uma panela com água fervendo e jogue a esponja lá, sem dó nem piedade taque a bendita lá dentro e conte até 60. Ou você pode dar um banho "tcheco" na esponja com água + 2 colheres de água sanitária. Depois desses procedimentos, pegue-a e pra não se queimar  ou ficar com aquele cheirinho "agradável" nas mãos, bote na água corrente até esfriar ou tirar a água sanitária por completo, esprema bem e bote pra secar. Pelamorrrdedeeeus não coloque ela em cima da pia, ou no porta esponja ou em cima do sabão que não vai dar em nada o que você fez, bote num lugar seco ou pendure ela no varal que é melhor. Isso faz com que ela dure no máximo 10 à 15 dias sem tanto motel de luxo bacteriano.

2- $$: Agora se você não tem a mínima coragem de ficar fazendo a esterilização todos os dias e prefere arrumar um jeito de ficar dando um pulinho no mercado pra dar uma paquerada no carinha delicinha que embala as mercadorias ou na guria lá do caixa, então num período  de  no máximo 15 em 15 dias troque a esponja por uma nova. Melhor gastar 0,50 centavos toda semana numa esponja nova do que 50 reais em remédios pra dor de barriga,sem contar que além de ficar de bem com a saúde, quem sabe aquele carinha lá do mercado te da bola e passa o número dele pra vocês sairem, pelo menos não tem desculpa de dar o bolo né.

Essa dica vale também pros panos de prato!

Bom gente, acho que agora vocês vão ficar mais atento as coisas ocultas que ocorrem debaixo dos vossos narizes. Atenção para as coisas mínimas tá, até porque não mata ninguém e ajuda bastante,não é... Entonsses já pra pia catar as esponjas!!!

Abraços efusivos e beijos no cérebro... Antibactericida

1 comentários:

~*Rebeca*~ disse...

Jú,

O que tenho mais cuidado aqui em casa é nessa esponja e, mesmo assim, com a correria do dia-a-dia esquecemos de trocar com mais frequência. Seu blog além de ensinar muitas coisas para a saúde, alerta nossos olhos para certos tipos de higienização. Adorei mesmo esse post, ficou show.

E olha, o comentário que deixou no Néctar é digno de um post, menina, ficou show!

=]

Beijo bem grandão, menina linda.

Rebeca

-